Locais de Patrimônio Mundial do Japão em alerta contra infecções com o início do feriado

Normalmente, esses lugares ficam em áreas rurais onde cuidados médicos são insuficientes e não podem lidar com grande número de infectados.

A famosa Shirakawa-go (PM)

Municípios que abrigam locais de Patrimônio Mundial da UNESCO no Japão estão em alerta máximo contra a propagação do novo coronavírus agora que o país entrou efetivamente no feriado da Golden Week até 6 de maio.

Publicidade

Para muitos no público, o feriado prolongado já começou no fim de semana passado ou no feriado do Dia Showa na quarta-feira (29), dependendo dos planos das pessoas. O período de descanso se encerra em 6 de maio para a maioria.

Em um ano normal, esses destinos turísticos ficam lotados de pessoas durante o período de feriado, mas a atual pandemia de Covid-19 e pedidos nacionais para autocontenção em sair provavelmente devem reduzir o número de visitantes nesses lugares.

Mas municípios onde ficam esses destinos turísticos continuam cautelosos porque muitos deles ficam em áreas rurais onde cuidados médicos são insuficientes e não serão capazes de lidar com um aumento no número de pacientes infectados se o coronavírus se espalhar.

Shirakawa-go

O vilarejo de Shirakawa na província de Gifu atrai cerca de 10 mil visitantes por dia no feriado da Golden Week para a Shirakawa-go, conhecida por suas casas no estilo gassho com telhados de palha.

O prefeito de Shirakawa, Shigeru Narihara, disse que todo o distrito de Shirakawa-go estará fechado em princípio entre 2 e 6 de maio.

Serviços de ônibus locais serão suspensos durante o período enquanto estacionamentos municipais não estarão ativos.

“Shirakawa-go não é um parque temático, e tem muitos residentes de idade avançada. Precisamos protegê-los do risco da infecção”, disse um oficial municipal.

Famosas casas com telhados de palha (PM)

Ogasawara

Residentes das Ilhas Ogasawara, que pertencem a Tóquio e ficam a cerca de mil quilômetros da capital, também estão seriamente preocupados com o risco de infecção.

Com apenas um serviço regular de navio disponível por semana, leva-se cerca de 24 horas de Honshu à Chichi-jima, uma ilha na cadeia de Ogasawara.

“Não podemos testar nem casos suspeitos de coronavírus”, disse um oficial do governo de Chichi-jima, citando que Ogasawara tem apenas uma instalação médica em Chichi-jima e Haha-jima, uma outra ilha na cadeia de ilhas.

Prais de Kominato e Kopepe em Chihchi-jima, Ogasawara (Wikimedia/Anagounagi)

Shirakami

Enquanto isso, residentes perto do local de Patrimônio Mundial Shirakami, uma área montanhosa que tem uma das maiores florestas de faias primitivas do mundo e se estende pelas província de Aomori e Akita, estão otimistas em relação ao futuro próximo, já que atualmente elas recebem um número pequeno de visitantes.

Um oficial do vilarejo de Fujisato em Akita, onde uma entrada que leva ao alto das montanhas fica, disse que somente residentes locais estão vindo no momento.

Juni-ko (Doze Lagos) na região de Shirakami (PM)

Castelo de Shuri

A pandemia de coronavírus dificultou os esforços de reconstrução do Castelo de Shuri em Okinawa, cujas estruturas foram devastadas por um incêndio em outubro passado. A entrada ao local está atualmente proibida.

O número de visitantes no Parque do Shuri-jo, que abriga o castelo, caiu em março após o incêndio.

A queda no número de visitantes é “inevitável” disse um oficial do parque. “Quero que muitas pessoas venham assim que a infecção ficar sob controle”.

O Shurei-mon na área do Parque do Castelo de Shuri (PM)

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: autoridades na Espanha pedem desculpas por jogar alvejante em praia

Publicado em 30 de abril de 2020, em Notícias do Mundo

Um oficial local disse que eles estavam querendo proteger as crianças que vêm para ver o mar após 6 semanas em confinamento.

Praia de Zahara los Antunes em Cadiz na Espanha (banco de imagens/PM)

Autoridades em uma área costeira espanhola pediram desculpas após jogarem alvejante em uma praia na tentativa de proteger as crianças do coronavírus.

Publicidade

Zahara de los Atunes, perto de Cadiz, usou tratores para jogar uma solução de alvejante em mais de 2Km de trecho de praia antes da Espanha permitir que as crianças saíssem do lockdown pela primeira vez.

Ambientalistas dizem que a medida causou “dano brutal” ao ecossistema local.

A Espanha vem sendo seriamente afetada pelo coronavírus, com mais de 23 mil mortes.

Ela anunciou recentemente um plano de 4 fases para retirar suas medidas rigorosas de lockdown e retornar à “nova normalidade” até o fim de junho.

María Dolores Iglesias, que lidera um grupo ambiental voluntário na região de Cadiz, disse que ela havia visitado a praia em Zahara de los Atunes e visto o dano com seus próprios olhos.

Ela disse que o alvejante “matou tudo que estava na areia, nada é visto, nem mesmo insetos”.

A praia e suas dunas são locais de reprodução e aninhamento para pássaros migratórios e Iglesias disse que havia pelo menos um ninho com ovos destruído pelos tratores.

“O alvejante é usado como um desinfetante muito forte, é lógico ele ser usado para desinfetar ruas e asfalto, mas aqui o dano foi brutal”, disse ela à mídia espanhola.

O oficial local Agustín Conejo admitiu que foi uma “medida errada”.

“Admito que foi um erro, mas foi feito com a melhor intenção”, disse ele.

Conejo disse que eles estavam querendo proteger as crianças que vêm para ver o mar após seis semanas em confinamento.

O governo regional andaluz está agora considerando multar a autoridade local por sua ação, noticiou o jornal El País.

O Greenpeace na Espanha fez uma comparação com as declarações controversas feitas pelo presidente dos EUA Donald Trump, o qual sugeriu que injetar desinfetante nos pacientes poderia ajudar a tratar o coronavírus.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão