O navio de cruzeiro italiano Costa Atlantica, ancorado no porto da cidade de Nagasaki (província homônima), não tem passageiros, mas parte da tripulação estrangeira está em tratamento por causa da infecção pelo novo coronavírus.
Até a manhã de sexta-feira (8) são 149 em tratamento, grande parte dentro do navio, sendo que até quinta-feira 5 continuam hospitalizados. Segundo as autoridades locais, elas estão se recuperando bem e já não precisam mais do respirador mecânico.
Todos os 623 integrantes foram submetidos ao teste PCR e 474 da tripulação testaram negativo. O primeiro caso foi confirmado em 14 de março.
Na manhã de terça-feira (5) 125 tripulantes filipinos deixaram o navio e foram para o aeroporto local, com destino a Narita. De lá voaram para o seu país de origem, em uma aeronave fretada.
No mesmo dia foram 44 indonésios a fazerem o caminho de volta. Segundo informação do governo da província mais 17 de outros países também foram encaminhados para voltar e na quinta-feira foram mais 19.
Outras 275 pessoas testadas negativo ainda continuam na embarcação de cruzeiro.
Fontes: NCC TV, Traicy, JNN e Sanin