O MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar irá aprovar na quarta-feira (13) um kit de teste da empresa Miraca Holdings, com o objetivo de agilizar os exames para verificar a infecção pelo novo coronavírus.
Esse é um teste para detecção rápida do novo coronavírus, causador de Covid-19, através de amostra nasal, com resultado em 30 minutos.
A Fujirevio, subsidiária da Miraca, deu entrada no pedido de aprovação no ministério em 27 de abril. Ela já possui um histórico de fornecimento de um kit parecido nos hospitais e centros de saúde do Japão.
Diferente do teste PCR cujo resultado pode levar mais de 4 a 6 horas, quando o paciente usa esse pode saber em 15 minutos a menos de uma hora.
Onde o kit vai estar disponível
Mas, o kit não estará disponível em todo país ainda. Somente as províncias de Osaka, Tóquio, Kanagawa, Hokkaido e para as pessoas que retornarem do exterior poderão se beneficiar. Uma vantagem é que o paciente pode usar a carteira do seguro de saúde para pedir o teste de antígeno.
Ele não é tão preciso quanto o PCR, por isso, há possibilidade de que a pessoa infectada pode ter resultado negativo.
A equipe de especialistas vem dizendo que o número de testes no Japão é inferior aos realizados nos países de primeiro mundo. Para cada 100 mil pessoas são aplicados 3.159 testes na Itália e nos Estados Unidos chega a 1.752, enquanto em terra nipônica somente 188.
Esse teste de antígeno pode ser uma solução para ampliar esse número. A Fujirebio pretende fornecer 200 mil kits por semana.
Fontes: Bloomberg e NHK