
Imagem ilustrativa de verão (Pixabay)
A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informou na terça-feira (12) o boletim de vigilância do fenômeno que interfere no clima global, o El Niño.
A diferença em relação ao valor padrão da temperatura da superfície do mar na área de monitoramento do El Niño em abril foi de + 0,3°C, quase que o mesmo do normal.
Encontrou situações normais no Oceano Pacífico indicando que não estavam ocorrendo nenhum dos dois fenômenos que causam mudanças climáticas, El Niño e La Niña.
Artigos relacionados
Na região equatorial do Pacífico, a diferença na temperatura da água da camada superficial do oceano em relação ao ano normal é pequena, portanto, acredita-se que continuará normal por algum tempo no futuro. Resultados de simulação em computador que preveem o fenômeno El Niño também mostram que o verão permanecerá próximo ou abaixo do valor padrão.

Percentual de possibilidade dos fenômenos El Niño em vermelho e El Niña em azul (Weather News baseado nos dados da AMJ)
Com essas informações a previsão é de chance de 60% de que as condições normais continuem do verão ao outono. No entanto, há uma chance de 30% de que o fenômeno La Niña ocorra após julho e, dependendo da tendência, afetará o clima do verão.
Por ora a previsão da temperatura média do verão deste ano é de ser dentro da normalidade ou mais alta.
Como o fenômeno El Niño altera o clima, incluindo ventos e chuvas, faz muita diferença quando não ocorre.
Fontes: Tenki e Weather News







