O governo considera aumentar a lista, atualmente de 34 províncias, para o cancelamento do estado de emergência, declarado até 31 deste mês, como uma das medidas especiais no controle da disseminação do novo coronavírus.
Deverá anunciar na quinta-feira (14) quais são elas, as 34 previamente consideradas como alvo, já que houve grande redução de novos casos ou chegou a zero nesses últimos dias.
São 13 as províncias que estão em vigilância especial: Hokkaido, Tóquio, Kanagawa, Ibaraki, Saitama, Chiba, Gifu, Aichi, Quioto, Osaka, Hyogo, Ishikawa e Fukuoka.
Com a queda de novos casos em Ishikawa, atualmente com 283, é uma das que pode entrar para a lista do cancelamento. Ibaraki e Gifu também, certamente, deverão ser alvo do cancelamento.
O número de novas infecções nas províncias de Aichi e Fukuoka diminuiu significativamente nos últimos dias. Portanto, pode ser que também engrossem a lista inicial das 34 províncias.
Segundo fontes do governo, na quarta-feira (13), “o número acumulado de pessoas infectadas a cada 100 mil deve ser de 0,5 ou menos na última semana”, está sendo considerado como um dos critérios para a liberação.
Por outro lado, Hokkaido, e as de grande poder econômico como Tóquio, Osaka, Quioto, Saitama, Chiba, Kanagawa e Saitama deverão continuar sendo assinaladas como as de vigilância especial.
Fonte: ANN