O governo da província de Shizuoka informou na segunda-feira (18) que as 3 trilhas a partir da quinta estação do Monte Fuji serão fechadas na temporada 2020.
Por causa da disseminação do novo coronavírus não é possível manter a segurança dos alpinistas e visitantes, avaliou o governo.
O período para escalada ao Monte Fuji foi estabelecido entre 1.º de julho a 10 de setembro no ano passado, tanto pelas 3 rotas de Shizuoka quanto uma de Yamanashi. Pelo menos 230 mil pessoas visitaram e subiram pelas rotas do famoso monte.
No entanto, para a temporada 2020, programada para abrir em 10 de julho, até 10 de setembro, o governo de Yamanashi já tinha anunciado o fechamento da rota Yoshida em 15 deste mês.
este ano não é possível escalar o Monte Fuji
A associação dos donos das cabanas, pelo menos a metade dela, já tinha decidido não dar expediente este ano, por causa da pandemia.
Agora foi a vez do governo de Shizuoka. Além das trilhas, considerou que as cabanas não têm estrutura para suficiente ventilação, distanciamento social e evitar aglomeração. Outro fator é de não poder contar com equipe médica para socorro caso algo aconteça, por causa da situação dos hospitais.
Embora os governos das duas províncias providenciem barricadas para evitar que as pessoas tentem subir, avisam “este ano não é possível escalar o Monte Fuji”.
Fontes: Yomiuri, Mainichi e Fujisan