Na tarde de quinta-feira (21), o governo pretende retirar o estado de emergência de Osaka, Quioto e Hyogo, que atualmente estão sob alerta especial. Contudo, as províncias de Saitama, Chiba, Tóquio, Kanagawa e Hokkaido continuarão sob o estado de alerta.
O governo aguarda aprovação do Comitê Consultivo das Políticas de Ações Básicas para oficializar a medida. O Ministro da Reconstrução da Economia Yasutoshi Nishimura disse que as 3 províncias de Kansai estão abaixo do nível de infectados. “Acreditamos que as condições estão favoráveis para liberar o estado de emergência”, explica Nishimura.
Caso seja aprovada a liberação do estado de emergência, o governo reportará a decisão em sessão da câmara na tarde de quinta-feira. A decisão final será oficializada pelo Departamento de Prevenção no mesmo dia.
Em relação as outras províncias, o governo esperará até o dia 28 para tomar uma decisão.
(atualização em 21 de maio, quinta-feira, às 19h)
Abe suspende estado de emergência em Osaka, Quioto e Hyogo
O primeiro-ministro Shinzo Abe suspendeu nesta quinta-feira (21) um estado de emergência em Osaka, Quioto e Hyogo, na região Kansai, visto que as situações de infecções e médicas nessas províncias melhoraram.
Falando com repórteres, Abe disse que a medida de emergência poderia ser suspensa na área metropolitana de Tóquio, assim como em Hokkaido no norte do país na segunda-feira (25) após uma nova revisão feita por um painel do governo de especialistas da saúde.
Fonte: NHK, Mainichi