O governo tailandês disse que estenderá novamente o estado de emergência nacional por mais 1 mês, até o fim de junho.
A Tailândia introduziu a medida em março. O governo impôs um toque de recolher noturno e baniu a entrada da maioria dos estrangeiros.
A medida foi estendida no mês passado e expiraria no domingo (31).
O país registrou uma queda no número diário de novos casos de infecções por Covid-19 desde o início deste mês, registrando-os em dígitos únicos ou zero.
O governo tailandês relaxou gradualmente as restrições sobre fechamentos de lojas, dizendo que a propagação da infecção está sendo contida.
Alguns restaurantes estão permitindo que os clientes façam as refeições dentro dos estabelecimentos e principais instalações comerciais reabriram.
Oficiais do governo dizem que decidiram estender a emergência para conter o possível ressurgimento de infecções por coronavírus.
Segundo analistas, o governo decidirá cuidadosamente se reabrirá instalações que ele considera sob maior risco de ver as infecções se propagarem, como casas noturnas e spas, enquanto mantém a autoridade de tomar ação rápida.
De acordo com dados compilados por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos, o número de casos na Tailândia situa-se a 3.045, enquanto o total de mortes é de 57.
Fonte: NHK