O Japão não terá a etapa da MotoGP pela primeira vez desde 1986 após organizadores terem cancelado na segunda-feira (1º) a corrida de 18 de outubro em Motegi (Tochigi) devido à pandemia de Covid-19 que manterá a série na Europa até meados de novembro.
A corrida é lar número um para campeões como a Honda, assim como as fabricantes Yamaha e Suzuki. Ela é a sexta no calendário 2020 a ser cancelada.
Carmelo Ezpeleta, chefe executivo de promotores da Dorna, disse em uma declaração que o campeonato focaria em realizar o maior número de corridas possível na Europa até meados de novembro.
“Eventos no exterior, se possível, devem ser reagendados após meados de novembro – o que seria muito tarde no ano para a realização do Grande Prêmio do Japão”, disse o espanhol.
Kaoru Tanaka, presidente de gestores de circuito Mobilityland Corp., disse que a situação no Japão e na Europa era muito imprevisível.
“A extensão das proibições de viagens internacionais é esperada. Como resultado de nossas discussões com a Dorna, concordamos que não temos escolha além de cancelar a GP japonesa a fim de concluir a temporada”.
A MotoGP espera começar a competição na Espanha, que geralmente sedia quatro etapas do campeonato, no circuito de Jerez em julho.
Etapas na Alemanha, Holanda, Finlândia, Reino Unido e Austrália foram todas canceladas, enquanto na França, Itália e Catalunha (Barcelona) elas foram adiadas.
Fonte: Asahi, Agência Reuters