Uma pesquisa mostra que 250 empresas no Japão declararam falência devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.
A constatação feita pela empresa de pesquisa de crédito Teikoku Databank inclui companhias a nível nacional que haviam falido ou interromperam negócios e iniciaram processos de falência desde a terça-feira (16).
Quarenta e uma eram hotéis ou pousadas no estilo japonês, 34 pubs e restaurantes e 18 lojas de roupas e outras varejistas.
Mesmo assim, a pesquisa indica uma tendência em desaceleração. No mês de abril houve 106 falências, e 93 foram registradas em maio, enquanto somente 28 foram reportadas até agora neste mês.
De acordo com a empresa de pesquisa, financiamento ativo por instituições financeiras sob o programa de empréstimo sem garantia e com praticamente juro zero ajudaram a reduzir o número de falências.
Um outro fator pode ter sido uma disponibilidade reduzida de tribunais e advogados para lidar com casos de falências, visto que o surto os forçou a diminuir seus cronogramas.
A empresa de pesquisa nota que a economia do Japão está reabrindo gradualmente, embora negócios relacionados ao turismo, pubs, restaurantes e varejistas provavelmente enfrentarão uma dura estrada pela frente.
Fonte: NHK