Três grandes operadoras de lojas de conveniência estão acelerando esforços para reduzir o uso de plástico, visando mudar totalmente para materiais ecologicamente corretos para embalagens de seus próprios produtos de marca até 2050.
A partir deste mês, a Seven-Eleven Japan está em estágios mudando para embalagens de papel para seus 4 tipos de bentôs frios, uma medida que reduziria a quantidade de plástico que ela usa em cerca de 800 toneladas ao ano.
A companhia já parou de usar filmes plásticos e tampas para alimentos preparados, cortando o uso de plástico em 10 a 25 por cento.
A Lawson visa reduzir a quantidade de plástico em cerca de 1,1 mil toneladas por ano ao usar embalagens de papel para café gelado e outras bebidas frias. A companhia estabeleceu uma meta de reduzir o uso de plástico em 30 por cento até o ano 2030 a partir dos níveis de 2017.
A FamilyMart decidiu usar embalagens de papel e aquelas com base em biomassa para saladas e bebidas de iogurte. A companhia está determinada a aumentar a proporção de seus produtos vendidos em embalagens ecologicamente corretas para cerca de 30 por cento até o próximo mês de fevereiro, esperando cortar o uso de plástico em 4,4 mil toneladas ao ano.
Em um momento em que o lixo plástico está se tornando cada vez mais uma grande questão global, a atenção está sendo voltada aos esforços de varejistas, as quais estão intimamente relacionadas à vida diária das pessoas, disseram conhecedores.
Fonte: Nippon, Jiji