Neste domingo (28), foram confirmados 60 novos casos de coronavírus em Tóquio, o maior número desde a retirada do estado de emergência.
Em coletiva de imprensa na manhã de segunda-feira (29), o secretário do gabinete Yoshihide Suga comentou a situação atual de infectados em Tóquio. “Novos infectados estão sendo confirmados em todo o Japão, principalmente em Tóquio. Contudo, também estão inclusos os exames de pessoas que entraram em contato intenso com pacientes”, disse Suga.
“Acredito que na situação atual não seja necessário emitir de novo o estado de emergência ou pedir para os cidadãos evitarem se locomoverem para outras províncias. Contudo, vamos continuar cooperando com as prefeituras para analisar a situação em cada região para prevenir a pandemia e retomar as atividades econômicas”, completa Suga.
O secretário também falou sobre a preocupação dos números de casos voltarem a subir no verão. “Os casos do novo coronavírus voltaram a subir no Oriente Médio e outros países com climas quentes. Vamos nos preparar para uma nova onda da pandemia.”
No final da coletiva, Suga comentou sobre o auxílio de ¥100.000. “Está levando mais tempo para entregar o auxílio para os grandes municípios, mas (o auxílio) já foi depositado para 70% das pessoas, e a velocidade da entrega aumentou nessas últimas duas semanas”.
Fonte: NHK