A chuva está se intensificando na província de Kumamoto, no sul do Japão, que já sofre com inundações fatais e deslizamentos causados por aguaceiros recordes ao longo do fim de semana.
Mais chuva torrencial está prevista para a província até a terça-feira (7).
A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ alerta que nuvens de chuva vêm fluindo para a região Kyushu.
Na província de Kagoshima, 66,5mm de chuva caíram em uma das ilhas de Koshiki entre 3h e 4h de domingo (5).
Para o período de 24 horas até a noite desta segunda-feira, até 300mm de chuva devem cair na região Shikoku, e 250mm no sul e norte de Kyushu.
Ao longo das 48 horas até a noite de terça-feira, 300 a 400mm de chuva devem cair no norte de Kyushu, Shikoku e região central de Tokai; e 250 a 300mm no sul de Kyushu.
Um alerta de deslizamento está em curso em diversas áreas das províncias de Kumamoto, Kagoshima e Miyazaki.
O aumento da chuva pode elevar os riscos de deslizamentos e inundações em Kumamoto, onde aguaceiros já deixaram o solo mais sensível e rios transbordaram.
A AMJ está pedindo às pessoas que fiquem em alerta máximo contra deslizamentos, transbordamento de rios e inundações em áreas baixas.
Pelo menos 24 mortes na província de Kumamoto
Equipes de resgate continuaram as buscas por desaparecidos na província de Kumamoto após chuvas recordes terem causado inundações e deslizamentos no último fim de semana.
Autoridades confirmaram 24 mortes. Mais 16 pessoas estão sob risco de vida e 12 estão desaparecidas. A extensão dos danos ainda é incerta.
Nove rios, incluindo o Kuma, transbordaram em mais de 10 locais, inundando amplas áreas. Deslizamentos engoliram casas e bloquearam rodovias.
A polícia, o corpo de bombeiros e membros da força de autodefesa (Jieitai) continuam as operações de busca e resgate.
Muitas pessoas estão ilhadas em mais de 10 municípios na província. Autoridades dizem que estão trabalhando rapidamente para tentar alcançá-las, e estão acelerando a construção de rodovias temporárias.
Fonte: NHK