Natsubate é um conjunto de sintomas causados pela perturbação do sistema nervoso autônomo devido ao calor do verão, com fadiga e falta de energia.
Para evitar esses sintomas é recomendada a ingestão da enguia ou unagi em japonês, pois é um pescado rico em vitaminas A e do complexo B, especialmente a B1 e B2, imprescindíveis para combater o cansaço e também antiinflamatórios. Além disso ainda fornece cálcio, D, DHA e EPA.
É por isso que o povo japonês aprecia tanto o unagi donburi, uma tigela de arroz coberta com fatias da enguia assada.
O recolhimento de alevinos – peixes recém-saído dos ovos – da enguia aumentou pelo menos 4,5 vezes mais do que na temporada passada.
Segundo a Agência de Pesca, a captura doméstica de enguias jovens de novembro do ano passado a abril deste ano foi de 17,1 toneladas. Isso foi cerca de 4,5 vezes maior do que o índice histórico mais baixo na última temporada. Enfim, foi o maior nível em 6 anos.
Com esse aumento os alevinos passaram a ser negociados com cerca de 30% a menos do que no ano anterior. Como os alevinos são transferidos para cultivo em tanques por mais de meio ano, ainda levará algum tempo para refletir no preço final da enguia.
Mas, de acordo com o grupo de aquicultores o preço de venda em 1.º deste mês é de 4,8 mil o quilo, o que representa cerca de 400 ienes a menos que no mesmo período do ano passado.
Nos últimos anos o preço da enguia tem sido mais elevado. Espera-se que para comemorar seu dia, em 21 deste mês, os consumidores possam desembolsar menos.
Fontes: NHK e Unaten