O secretário-chefe do Gabinete Yoshihide Suga disse que o governo pode declarar a chuva torrencial em Kyushu como “desastre extraordinário”. Isso permitiria às vítimas receberem suporte especial para reconstruírem suas vidas.
Suga falou com repórteres nesta terça-feira (7) e disse que a chuva pesada está prevista até a quarta-feira (8) em amplas partes do leste a oeste do Japão.
Ele pediu às pessoas que fiquem a par das últimas informações emitidas pelos governos locais e que estejam em alerta contra deslizamentos e transbordamento de rios.
Segundo Suga, a suspensão de operações em fábricas na região Kyushu não teve um grande impacto nas redes de fornecimento até agora.
Ele acrescentou que o governo planeja tomar medidas rapidamente que são necessárias para dar suporte às pequenas e médias empresas.
O principal porta-voz do governo também prometeu distribuir suprimentos necessários e materiais para instalações de evacuação.
Ele disse que o governo vai cooperar com autoridades locais para garantir que medidas estão sendo tomadas a fim de prevenir que o coronavírus se espalhe entre os evacuados.
Fonte: NHK