A previsão da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão aponta para mais chuvas intensas em ampla área neste sábado (11), desde o oeste do país até a região Tohoku, segundo previsão divulgada na manhã de sexta-feira (10).
No norte de Kyushu e Tokai, onde as chuvas torrenciais causaram danos humanos e materiais, há previsão de queda de 50 milímetros por hora novamente. Até a noite de quinta-feira, em Kumamoto e Fukuoka foram registrados 65 óbitos, 1 pessoa com parada cardiorrespiratória e 16 desaparecidos.
Até a manhã de sábado, estima-se grande volume de chuva no período de 24 horas, conforme segue abaixo.
- 300mm no norte de Kyushu
- 250mm em Shikoku
- 150mm em Tokai e sul de Kyushu
- 120mm em Kanto-Koshin e Chugoku
- 100mm em Hokuriku
- 80mm em Kansai e Tohoku
As chuvas torrenciais deverão continuar no domingo (12). O volume em 48 horas deverá ser de 300 a 400mm no norte de Kyushu, e de 250 a 350mm em Tokai, além de outras regiões.
Nas províncias de Kyushu, Gifu e Nagano, o solo está instável e há locais onde as bacias ficaram acima do nível, chegando a transbordar. Por isso ,o risco de desastres permanece extremamente alto, e requerem cuidado redobrado.
A AMJ pede à população dessas áreas assoladas que se mantenham em vigilância pois há possibilidade de rajadas de vento muito fortes, ciclones, raios e trovoadas.
Para os residentes nessas áreas, a recomendação é de ter o mapa da região de perigo (hazard map) em mãos e prestar atenção às informações das autoridades locais para garantir a própria segurança, sem subestimar os alertas.
Se ainda não leu sobre os 5 níveis de alerta toque aqui para tomar conhecimento e proteger sua vida.
Fontes: NHK e Weather Map