Um agricultor no leste da Índia encontrou uma tartaruga amarela a qual especialistas dizem ser o produto de albinismo.
Basudev Mahapatra avistou a tartaruga quando estava trabalhando em seus campos no vilarejo de Sujanpur, no distrito de Balasore em Odisha, e decidiu levá-la para casa, disse o oficial de florestas Susanta Nanda ao CNN na terça-feira (21).
Mahapatra encontrou a tartaruga no domingo (19) e a entregou a oficiais florestais, os quais chamaram especialistas em conservação.
Siddhartha Pati, diretor executivo da Associação para Conservação de Biodiversidade, que trabalha para proteger a vida selvagem e habitats, disse ao CNN que foi a primeira vez que ele havia visto esse tipo de tartaruga.
Residents of a village in #Odisha #India found a yellow colour #turtle (Indian flap shell turtle) which is in the Appendix II of CITES. The colour is due to albinism.
Finally released to wild.@abioconserve @IUCN pic.twitter.com/yGhnPeN5lc— Dr. Siddhartha Pati (@patisiddhartha) July 20, 2020
Pati explicou que a cor da criatura é devido ao albinismo. “É uma desordem congênita e é caracterizada por completa ou parcial ausência de pigmento tirosina”, disse ele.
“Além disso, às vezes uma mutação ocorre na sequência de gene ou há uma deficiência de tirosina”.
A tartaruga foi devolvida à vida selvagem em Balasore, enfatizou Pati.
Ela é conhecida como tartaruga flapshell Indiana. Essa era uma adulta com idade entre 1 ano e meio a 2.
“Encontramos tartarugas e caranguejos regularmente, e os resgatamos e os soltamos na água. Mas essa é a primeira vez em Odisha e a segunda na Índia que uma tartaruga albina foi encontrada”, disse Pati.
Essa tartaruga é comumente encontrada no Paquistão, Sri Lanka, Índia, Nepal, Bangladesh e Myanmar.
Fonte: CNN