Na quinta-feira (23) a província de Osaka teve 107 testados positivos para o novo coronavírus, desde criança de escola primária até idosos na faixa dos 80 anos. Mais de 70% são pessoas jovens, com idade até 30 anos. Pelo segundo dia consecutivo registram-se 3 dígitos.
Em Nara foram 13, em Wakayama 9 e em Shiga 17, todas as províncias com números históricos de infecção. O governador de Wakayama pediu para a população evitar ir a restaurantes e casas noturnas de Osaka.
Já em Hyogo foi o maior número após o cancelamento do estado de emergência, com 35. O governador pediu que os idosos e pessoas com doenças crônicas evitarem sair de casa.
A situação é diferente da primeira onda
O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, diante das câmeras, explicou que se ver somente os números a província entrou na segunda onda.
“A situação é diferente da primeira onda. No momento aumentamos o número de testes conseguimos detectar logo a pessoa com resultado positivo. A proporção de pessoas entre os 20 e 30 anos é muito alta. A diferença é que na primeira onda as pessoas ficavam gravemente doentes, mas desta vez há muitos jovens assintomáticos. Há uma preocupação de que eles disseminem entre os idosos”, explicou.
Fontes: MBS TV, Mainichi, Sports Hochi e YTV