Mais evidência está emergindo para enfatizar que o medicamento antimalária hidroxicloroquina não ajuda pacientes com Covid-19.
Um estudo publicado no New England Journal of Medicine na quinta-feira (23) descobriu que a hidroxicloroquina – administrada tanto sozinha ou em combinação com o antibiótico azitromicina – não melhorou as condições de pacientes hospitalizados com Covid-19 leve a moderada.
O estudo, liderado por pesquisadores no Brasil, incluiu 504 pacientes com Covid-19 confirmada que não precisaram de oxigênio suplementar ou estavam recebendo até 4 litros de oxigênio. O estudo foi conduzido em 55 hospitais no Brasil.
Os pacientes foram designados aleatoriamente para receber cuidado padrão, hidroxicloroquina a uma dose de 400mg duas vezes ao dia, ou hidroxicloroquina a uma dose de 400mg duas vezes ao dia mais o azitromicina a uma dose de 500g uma vez ao dia por 7 dias. Os pesquisadores então avaliaram como estava a saúde dos pacientes 15 dias depois.
Nem a hidroxicloroquina sozinha nem a hidroxicloroquina mais o azitromicina pareceram afetar a condição dos pacientes na marca dos 15 dias, mostrou o estudo.
Além disso, ritmos cardíacos incomuns e níveis elevados de enzimas do fígado estavam mais frequentes em pacientes que estavam recebendo somente hidroxicloroquina ou com azitromicina, de acordo com o estudo.
No geral, os pesquisadores escreveram que “dentre pacientes hospitalizados com Covid-19 leve a moderada, o uso da hidroxicloroquina, sozinha ou com azitromicina, não melhorou a condição clínica em 15 dias comparados ao cuidado padrão”.
O estudo foi financiado pela Coalition Covid-19 Brazil e a EMS, uma companhia farmacêutica no Brasil.
O presidente Donald Trump chamou a hidroxicloroquina de “divisor de águas” para tratar pacientes de Covid-19, e disse que ele mesmo estava tomando a medicação para prevenir infecção, mas vários estudos não encontraram benefícios para tratar pacientes com o medicamento antimalária.
A Food and Drug Administration dos EUA revogou sua autorização de uso de emergência tanto para a hidroxicloroquina e um medicamento relacionado, a cloroquina, para tratamento de Covid-19, dizendo que é improvável que os medicamentos sejam eficazes em tratar o vírus baseada na mais recente evidência científica.
O Instituto Nacional de Saúde anunciou no mês passado que estava suspendendo seu ensaio clínico da hidroxicloroquina para pacientes de coronavírus.
Fonte: CNN