Companhias japonesas desenvolveram sacolas de compras que se degradam na água do mar, para ajudar a reduzir lixo plástico nos oceanos.
A Mitsubishi Chemical e uma fabricante de materiais de embalagem criaram o produto, utilizando o mesmo mecanismo pelo qual micro-organismos dissolvem lixo no solo.
Oficiais da companhia dizem que o material é feito de ingredientes a base de plantas, como cana-de-açúcar, e é facilmente dissolvido na água, a qual geralmente contém menos micro-organismos do que o solo. Leva cerca de 1 ano para a sacola se desfazer completamente na água do mar.
Os oficiais dizem que a fabricação da sacola exige uma técnica avançada, o que os levou a estimar que o preço será mais de seis vezes aquele das sacolas de plástico convencionais.
Um oficial da Mitsubishi Chemical diz que a firma quer ajudar a resolver a questão de lixo marinho plástico ao promover o uso da sacola.
Uma sacola biodegradável similar foi desenvolvida pela maior fabricante de sacolas de compras do Japão, a Fukusuke Kogyo, em conjunto com a Universidade de Gunma. Eles estão se preparando para comercializar o produto.
No início deste mês, o governo japonês começou a exigir que todos os estabelecimentos comerciais cobrassem pelas sacolas de plástico como parte de seus esforços para desencorajar seu uso.
Fonte: NHK