Vitrine em Okinawa com imagens dos modelos dos pratos servidos no restaurante (banco de imagens PM)
Restaurantes no Japão estão vendo seus lucros aumentarem novamente, dois meses após a suspensão de uma declaração de emergência por causa do coronavírus. Mas uma nova pesquisa descobriu que o tráfego de clientes ainda está somente cerca da metade do nível visto nessa época no ano passado.
Publicidade
A Toreta, firma de tecnologia da informação – TI sediada em Tóquio, compilou dados de cerca de 5,8 mil restaurantes em todo o Japão. A companhia trabalha com sistemas para reservas e gestão de informação de clientes.
Os resultados mostram que o número de clientes passou a cair em fevereiro, quando o coronavírus começou a se espalhar no Japão.
Na quarta semana de abril, quando a declaração de emergência estava em curso, o tráfego de clientes chegou ao fundo, com queda de cerca de 93 por cento ano a ano.
Os números vêm se recuperando gradualmente desde a suspensão da declaração de emergência no fim de maio, contudo, seus totais na terceira semana de julho estavam em queda em cerca de metade no nível do ano passado.
A pesquisa também descobriu que muitos clientes estão comendo fora sozinhos ou em pares. O número de festas com mais de 10 pessoas está em queda em mais de 80% comparando com 2019.
O fundador da Toreta, Hitoshi Nakamura, diz que restaurantes em áreas movimentadas e aqueles que visam grandes grupos ainda estão enfrentando dificuldades, e deveriam mudar suas estratégias para atender melhor pessoas que vão em menor número.
Fonte: NHK