Restrições sobre o TikTok e outros aplicativos chineses serão propostas ao governo pela liga parlamentar de criação de regras do Partido Liberal Democrático (PLD), de acordo com fontes, divulgou o jornal Yomiuri.
A Índia já proibiu o uso do TikTok e o governo dos EUA está tentando fazer o mesmo.
Quando perguntado na TV dos EUA se os americanos deveriam fazer o download de aplicativos chineses, o secretário de estado Mike Pompeo disse: “Somente se você quiser suas informações pessoais nas mãos do Partido Comunista Chinês”.
À luz dessas ações no exterior, a liga, que é liderada por Akira Amari, responsável pela Comissão de Pesquisa do PLD sobre Sistema de Imposto, iniciou discussões com especialistas durante uma reunião na terça-feira (28), com sessões a serem realizadas para compilar um conjunto de propostas no futuro próximo.
Muitos jovens no Japão usam o TikTok para editar facilmente e postar vídeos curtos. Vários governos locais também se juntaram ao app para anunciar políticas aos jovens.
Na proposta, a liga deve pedir ao governo central que inclua uma cláusula na Lei de Negócios de Telecomunicações para restringir o uso de aplicativos chineses, considerando os riscos de segurança.
Também esperado para inclusão na proposta é um pedido para intensificar as capacidades de inteligência para examinar aplicativos que podem estar vazando informação.
Enquanto isso, o governo vem coletando informações sobre aplicativos chineses através da equipe econômica do Secretariado de Segurança Nacional e outros órgãos.
“Observamos constantemente tendências de cibersegurança”, disse o secretário-chefe do gabinete Yoshihide Suga em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (27).
“É importante ter cuidado quando postar ou registrar informação que identifica indivíduos”.
Fonte: Yomiuri