A fabricante chinesa de medicamentos Sinopharm e o estado do Paraná concordaram em iniciar o quarto maior ensaio de vacina contra Covid-19 no Brasil e vão buscar aprovação regulatória nas próximas duas semanas, informaram os parceiros na quarta-feira (29).
Um teste da Sinopharm se juntaria às fases 3 de ensaios anunciados no Brasil pela AstraZeneca, Sinovac Biotech e uma parceria entre a Pfizer e a BioNtech.
Jorge Callado, chefe do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), disse que eles finalizariam em breve sua proposta e a apresentariam para aprovação junto à reguladora federal da saúde Anvisa.
O surto de Covid-19 no Brasil, o pior do mundo após os EUA, tornou o país local de teste global para potenciais vacinas.
A vacina candidata da Sinopharm já está sendo testada nos Emirados Árabes Unidos com 15 mil voluntários.
O Paraná também está em negociações com pesquisadores russos sobre a produção de sua potencial vacina, disse o governo estatal em uma declaração, acrescentando que o governador Ratinho Júnior se encontraria em breve com o embaixador da Rússia no Brasil.
Russos também entraram em contato com o Instituto Butantan de São Paulo para discutir testes de sua vacina, disse o diretor do centro aos repórteres na quarta-feira.
Fonte: National Post