O grupo varejista japonês Seven & i Holdings vai adquirir a Speedway, unidade de lojas de conveniência da Marathon Petroleum dos EUA, por US$21 bilhões em dinheiro, anunciaram as companhias nesta segunda-feira (3).
O negócio seria a maior aquisição corporativa globalmente desde a propagação do surto de coronavírus no início deste ano.
A Seven & i Holdings, que opera a rede de conbinis 7-Eleven, assim como supermercados e lojas de departamento no Japão e em outros lugares, tornou suas operações americanas um pilar crescente, visto que o mercado de lojas de conveniência em sua base de operação no arquipélago começou a ficar saturada.
A companhia é a maior atuante nos EUA, operando cerca de 9 mil lojas de conveniência 7-Eleven.
A Speedway é a terceira maior rede de lojas de conveniência com cerca de 4 mil estabelecimentos, enquanto a Alimentation Couch-Tard do Canadá, que opera as lojas Circle K, é a segunda, com 8 mil lojas.
Ao contrário do Japão onde muitos conbinis ficam em centros da cidade e densas áreas residenciais, lojas de conveniência com postos de gasolina são a configuração mais comum nos EUA e os desafios permanecem.
Enquanto a Speedway se beneficia de sua combinação de postos e lojas de conveniência, nuvens vagam sobre o futuro de carros com motores de combustão. Como o mundo muda para os elétricos, a Seven & i Holdings precisará investir em estações e recarga.
Fonte: Asia Nikkei