O chefe da Organização Mundial da Saúde – OMS disse que enquanto haja esperança por uma vacina contra o novo coronavírus, uma pode nunca ser encontrada.
Tedros Adhanom Gebreyesus disse em uma coletiva de imprensa que “não havia bala de prata* no momento – e pode nunca haver”.
Ele implorou às pessoas em todo o mundo que cumpram medidas como distanciamento social, lavagem das mãos e uso de máscara, dizendo: “Façam tudo isso”.
No mundo, mais de 18 milhões de infecções por Covid-19 foram registradas.
O número de mortes situa-se a 689 mil, ambos os números fornecidos pela Universidade Johns Hopkins sediada nos EUA.
Falando da sede em Genebra, na Suíça, o chefe da OMS disse que trabalho em imunização estava evoluindo.
“Várias vacinas estão agora na fase 3 de testes clínicos, e todos nós esperamos ter várias eficazes que possam ajudar a prevenir infecções.
“Entretanto, não há bala de prata no momento, e pode nunca haver”, alertou Tedros. “Por enquanto, deter surtos resume-se ao controle de doenças e saúde pública: testar, isolar e tratar pacientes, e rastrear e colocar sob quarentena seus contatos”.
Enquanto isso, o primeiro estágio de uma investigação da OMS sobre a possibilidade do surto na China está concluído, disse.
Especialistas em doenças infecciosas acreditam que inicialmente o vírus passou de animais para humanos e a atenção foi focada em um mercado úmido** na cidade chinesa de Wuhan, onde a pandemia de Covid-19 começou.
Uma equipe avançada investigando a fonte concluiu sua missão e será seguida por uma maior por um grupo internacional liderado pela OMS, incluindo especialistas chineses. Ainda não se sabe quando ela irá começar.
*A expressão bala de prata foi adotada como uma metáfora para designar uma solução simples para um problema complexo com grande eficiência.
**Termo amplamente usado em partes da Ásia para descrever mercados que vendem carne, peixe e produtos perecíveis.
Fonte: BBC