Entrou em vigor o período de situação de emergência, próprio de Aichi, a partir de quinta-feira (6) até 24 deste mês. O governador Hideaki Omura reiterou o pedido de autocontrole, seja para as saídas desnecessárias, para viajar durante as férias de verão ou se deslocar para outras províncias.
Explicou que essa declaração é uma tentativa de frear o surto na província, com mais de 100 novos casos de infecção pelo novo coronavírus por 9 dias consecutivos. Não se trata de uma quarentena rígida, por ter que conciliar a questão econômica com o novo cotidiano de convivência com o coronavírus.
No dia seguinte acontecerá uma reunião entre os governadores de Aichi, Gifu e Mie para medidas econômicas em comum, em meio à propagação do vírus.
Em Nagoia pedido para fechar mais cedo as casas noturnas
Com os clusters de infecção em algumas casas noturnas – bares, clubes e karaokês – há um pedido para restrição do horário comercial até as 20h ou fechar temporariamente, desde quarta-feira (5), em Naka-ku, especificamente nas áreas de Sakae 3 chome e 4 chome, além de Nishiki.
As casas não são obrigadas a cumprir essa solicitação e tampouco não há penalidade. O governador prometeu recompensar com uma taxa de cooperação de 10 mil ienes por dia ou 200 mil no total os donos dos estabelecimentos que decidiram trancar a porta temporariamente ou estão abrindo até 20h.
Muitos estabelecimentos decidiram fechar nesse período mas há outros que não vão atender ao pedido do governador, embora o prefeito da cidade também tenha andado por Nishiki na noite anterior para reforçar a solicitação.
Além de 10 mil ienes ser insuficiente para cobrir os custos, não há nenhuma medida para ajudar a pagar os funcionários nesse período. “O aluguel é de 1 milhão de ienes e essa ajuda de cooperação é insuficiente”, disse o dono de um restaurante chinês estabelecido em Nishiki.
Zona vermelha, de perigo
O governador Omura tem esperança de reduzir a infecção na província nesse período. “Gostaria de aproveitar esta oportunidade, quando as empresas e as escolas estiverem de férias para o autocontrole para controlar a infecção de uma só vez”, disse.
Com total de 2.351 infectados até a manhã de quinta-feira e 37 mortes, Omura elevou o nível de alerta para 4, indicando zona de perigo. Assim, a Torre de Nagoia passará da iluminação laranja para a vermelha.
Sobre a possibilidade de extensão do período de situação de emergência o governador informou que fará essa análise durante o feriado de Obon.
Fontes: Nagoya TV, Asahi e CBC TV