A primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern confirmou quatro novas transmissões locais na noite de terça-feira (11), e anunciou que Auckland estaria temporariamente no nível 3 de restrições introduzido por três dias a partir do meio-dia desta quarta-feira (12).
Todos os 4 casos foram descobertos em uma residência em South Auckland, de acordo com o Diretor-Geral de Saúde da Nova Zelândia, Ashley Bloomfield. Ele acrescentou que nenhum dos novos casos havia viajado para fora da Nova Zelândia recentemente.
“Vínhamos nos preparando para esse momento, e agora é o momento”, disse Bloomfield, acrescentando que “o sistema de saúde está bem preparado”.
Ardern disse que isso dará tempo para os oficiais da saúde conduzirem rastreamento de contato urgente e avaliar a situação.
As novas restrições significam que negócios incluindo restaurantes, bares e lojas não essenciais terão que fechar as portas. As pessoas terão permissão apenas para sair de suas casas para realizar atividades essenciais como fazer compras. Aglomerações com mais de 10 pessoas também serão restritas em Auckland.
Escolas em Auckland também serão fechadas por 3 dias. Fora de Auckland, o restante da Nova Zelândia entrará no nível 2 de restrições. Sob as restrições, grupos de não mais que 100 pessoas podem se reunir em um único lugar.
Fonte: CNN