A temperatura máxima chegou a 38ºC no período da manhã de quarta-feira (12) em diversos pontos da região Kanto. Só em Tóquio 233 pessoas foram socorridas com hipertermia.
No entanto, no período da tarde a população foi surpreendida com uma chuva muito forte e inesperada, a qual causou vários danos com os alagamentos e também queda de energia elétrica.
Em Saitama teve cidades que registraram 80mm/h de índice pluviométrico, por isso ocorreu esse acúmulo de água por insuficiência de drenagem. Teve cruzamento onde a tampa do bueiro foi levada e a água jorrava como fonte.
Na estação de Higashi Kawaguchi da JR (Saitama), a água descia pela escadaria como se fosse uma cascata, o que causou alagamento no local, prejudicando as máquinas de venda de passagens.
O apagão, desde as 15h30, foi em ampla área. Cerca de 2,5 mil pontos em Suginami-ku, 1,7 mil em Tama, ambos em Tóquio; 3,5 mil em Sagamihara (Kanagawa), 1,3 mil em Saitama (província homônima), e mais tarde 2,7 mil em diversos locais da província de Gunma.
Fontes: ANN, Asahi e FNN