Na terça-feira (25) a Guarda Costeira informou que um dos integrantes do navio pesqueiro Hakumaru, o qual estava desaparecido desde sábado (22), foi encontrado na tarde de segunda-feira (24).
Por volta das 16h33 uma das equipes de busca de helicóptero resgatou um indonésio de 19 anos, o qual acenou ao ver a aeronave. Estava sobre o casco do navio procurado, na costa, a 6 quilômetros de Shimoji, na ilha e cidade de Miyako (Okinawa).
Os demais 3 – capitão japonês e mais 2 indonésios – continuam sendo procurados.
O pescador resgatado foi encaminhado para o hospital para exames embora estivesse bem, apesar de ter ficado pelo menos 43 horas sem roupas e sem comida, sob os fenômenos causados pela passagem do tufão.
“Bebi água da chuva para superar a fome”, teria relatado o sobrevivente.
Por volta das 16h30 de sábado o capitão teria feito contato com a Associação de Pesca de Yaeyama informando que em 1 hora chegaria no Porto de Ishigaki. Depois disso não foi mais possível estabelecer contato com o navio e a associação acionou a Guarda Costeira por volta das 21h15.
Segundo o relato do indonésio, no momento do acidente o capitão estava na cabine do leme e os 3 no convés. Todos foram jogados para fora da embarcação, a qual naufragou.
O que se sabe é que por influência do tufão de número 8 o mar estava agitado e com elevação de ondas.
Fontes: NHK, Okinawa Times e Ryukyu Shimpo