Em Ibigawa-cho (Gifu), uma voluntária da educação, Kaoru Sugishima, 79, mostrou para o jornal Chunichi, a planta cujas frutas se parecem com mirtilos. Parece estar espalhada pela cidade e ela recomenda cuidados.
Não só em Gifu, mas em todo Japão, pode ser encontrada a chamada ヨウシュヤマゴボウ, lê-se youshu yamagobou, cujo nome científico é Phytolacca americana. No Brasil é conhecida como caruru de cacho ou uva de rato.
As aparências enganam no caso dessa planta. Todo ano há relatos de crianças que colhem e comem pensando se tratar do mirtilo ou blueberry em inglês.
De acordo com a publicação na página web do MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho Bem-Estar, na seção das plantas daninhas, a caruru de cacho contém componentes tóxicos em seus frutos e raízes e, quando ingerida, causa dor abdominal, diarreia e vômito. Na pior das hipóteses, além das cólicas, pode causar morte.
É uma planta perene que atinge uma altura de 1 a 2 metros e é nativa da América do Norte, mas é encontrada em várias partes do país. Quando as frutas ficam maduras parecem apetitosas, por isso, as crianças pequenas podem pegá-las. Costumam ficar com aparência de maduras no início do outono.
Na verdade, é uma planta daninha, por isso a voluntária conta que já arrancou várias delas. Suas raízes, parecidas com as de bardana, são fortes e crescem profundamente. Ao encontrá-la recomenda arrancar logo, enquanto ainda é pequena.
Fontes: Chunichi Shimbun e MHLW