O Japão, Austrália e Índia visarão estabelecer uma rede de fornecimento para produtos e peças com a participação da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), soube o jornal Yomiuri.
Os três países têm a intenção de melhorar a competitividade ao tomar vantagem mutuamente de suas forças: a capacidade tecnológica do Japão, os recursos abundantes da Austrália e os recursos humanos em tecnologia da informação – TI da Índia.
Esse plano deve reduzir os riscos de segurança ao pedir ao Japão, Índia e Austrália, assim como estados membros da ASEAN para diversificarem suas fontes de produção e aquisição, visto que eles dependem de países específicos como a China.
Outra meta da medida é reduzir o risco de que exportações e importações sejam suspensas quando doenças infecciosas se espalham.
Após o surto do novo coronavírus, importações de automóveis e peças elétricas, principalmente da China, foram suspensas, afetando atividades de produção de companhias japonesas, australianas e indianas.
Como o fornecimento de produtos médicos, incluindo máscaras, também havia sido interrompido, a estabilização de uma nova rede de fornecimento tem sido uma questão a partir do ponto de vista de medidas contra o coronavírus.
Para o Japão, onde recursos são escassos e custos de trabalho são altos, é essencial ter uma rede de fornecimento internacional para muitos produtos.
Ministros japoneses, australianos e indianos responsáveis por assuntos econômicos devem conversar em breve para compilar uma declaração conjunta que inclui o plano.
As três nações têm a intenção de pedir aos membros da ASEAN que se juntem à iniciativa e iniciem discussões para construir a rede de fornecimento após cada país participante estabelecer um conselho para esse fim até dezembro deste ano.
Como primeiro passo, os países vão acelerar esforços que eles já iniciaram, como projetos entre Japão e Índia para desenvolver parques industriais, criação de recursos humanos para desenvolvimento tecnológico e redução de custos de logística.
Ao promover cooperação multinacional também envolvendo companhias em outros setores, os três países e a ASEAN visarão então reforçar sua rede inteira de fornecimento.
O Japão tem tecnologias avançadas nos campos de automóveis e eletrônicos, mas fica atrás dos EUA e China na área da digitalização.
O Japão está buscando melhorar seu ponto fraco através de cooperação com a Austrália que ostenta gás natural e outras fontes naturais, e a Índia, com seus abundantes recursos humanos em TI.
Fonte: Yomiuri