O dominante Partido Liberal Democrático – PLD finalizará nesta terça-feira (1º) o cronograma e formato de uma eleição para escolher o sucessor do primeiro-ministro Shinzo Abe.
O Conselho Geral do PLD deve decidir realizar a eleição em 14 de setembro com votos lançados somente por legisladores da assembleia e representantes de comitês locais do partido.
Suga, que tem sido o braço direito de Abe por cerca de 8 anos e visto como um candidato de continuidade, vai declarar formalmente na quarta-feira (2) sua intenção de concorrer à eleição presidencial do PLD, de acordo com uma fonte do partido.
Os rivais do PLD, o chefe de políticas Fumio Kishida e o ex-ministro da defesa Shigeru Ishiba devem anunciar suas candidaturas no fim desta terça-feira.
O vencedor da eleição se tornará o próximo primeiro-ministro do Japão enquanto o partido dominante controla a poderosa câmara baixa.
Após o anúncio repentino de Abe na sexta-feira (28) de que ele renunciaria por razões de saúde, legisladores do PLD vêm enfrentando dificuldades para determinar a quem eles darão apoio enquanto o país enfrenta a pandemia de coronavírus e uma recessão profunda.
As duas maiores facções do PLD, um grupo de 98 membros liderado pelo ex-secretário-geral Hiroyuki Hosoda e um grupo de 54 membros chefiado pelo ministro das finanças Taro Aso decidiram apoiar Suga, de acordo com legisladores com conhecimento do assunto.
Um grupo de 47 membros liderado pelo secretário-geral Toshihiro Nikai também planeja dar o voto ao secretário-chefe do gabinete.
Fonte: News and Culture