O governo japonês está considerando oferecer vacinações contra Covid-19 gratuitamente a todos os residentes para limitar o número de mortes e de pessoas que desenvolvem sintomas graves no país, disseram na quarta-feira (2) fontes com conhecimento do assunto.
Segundo as fontes, o governo visa ter o maior número de pessoas vacinadas, visto que o vírus tem a característica de ser muito contagioso e ter alto risco de causar sintomas graves a pessoas que são infectadas com ele.
Na semana passada, o primeiro-ministro Shinzo Abe disse que o governo quer garantir vacinas para todos os cidadãos até o primeiro semestre de 2021 como parte de medidas contra o vírus, o qual causa a doença respiratória Covid-19.
Sob um plano que atualmente está sendo discutido, o governo considera dar prioridade a profissionais da saúde, idosos e pessoas com doenças subjacentes. Municípios serão responsáveis pelo oferecimento das vacinas, disseram as fontes.
Vacinas contra o vírus estão em desenvolvimento em muitos países, com algumas agora no estágio de testes clínicos.
O governo está considerando a aquisição de vacinas a serem financiadas por fundos de reserva do orçamento do atual ano fiscal que vai até março de 2021, e também está buscando cobrir o custo de compensações que as fabricantes de vacinas podem enfrentar se problemas de saúde ocorrerem.
Fonte: Mainichi