A General Motors dos EUA e a Honda Motor do Japão se juntaram para fabricar e vender uma variedade de veículos sob suas marcas distintas na América do Norte, disse a GM na quinta-feira (3).
Sob a aliança, a Honda e a GM têm a intenção de compartilhar plataformas comuns de veículos, incluindo sistemas eletrificados e de propulsão de combustão interna.
Negociações para planejar o codesenvolvimento começarão imediatamente, com o trabalho de engenharia iniciando em 2021, disse a GM, destacando a necessidade urgente na autoindústria de compartilhar tecnologia e custos de desenvolvimento para atender a demanda por veículos não poluentes.
Em abril, a GM e a Honda anunciaram que iriam desenvolver em conjunto dois veículos elétricos para a montadora japonesa e estavam planejando explorar mais maneiras de expandir sua aliança.
As duas companhias já colaboraram em tecnologia de veículos autônomos e de célula de combustível e trabalharam juntas no design de um carro autônomo chamado Cruise Origin para a unidade Cruise Automation de propriedade majoritária da GM.
Fonte: NYT