Quando um tufão se aproxima os boletins da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informam o tamanho, a classificação e a velocidade máxima da área de tempestade, assim como da estimativa nos locais onde estão sob seu efeito.
Além de causar chuva – muitas vezes torrencial – a área de tempestade provoca ventania ou vendaval. Dependendo da velocidade das rajadas de vento podem causar danos humanos e materiais. Além disso causa elevação das ondas. Dependendo da altura delas podem inundar a área costeira.
Por isso, sabendo da magnitude desses fenômenos fica mais fácil visualizar os danos e se prevenir antes que seja tarde.
Uma frase muito usada no Japão, país suscetível a desastres naturais é 自分の身は自分で守る, lê-se jibun no mi wa jibun de mamoru. Na tradução livre, algo como só você pode se proteger.
Portanto, quando a AMJ informa que o tufão é classificado como violento ou muito forte, sabe que os danos podem ser incalculáveis. Nesses 2 casos recomenda-se buscar abrigo em local seguro, seja em casa de parentes ou hotel, antes de começar a ventania.
Em relação ao tamanho, se for grande saiba que a área é imensa, como mostra a imagem abaixo. Dependendo da região por onde o tufão irá se aproximar ou cobrir, pode ser parte, metade ou grande parte do arquipélago.
Fique atento à velocidade estimada das rajadas de vento, pois acima de 10 a 15 metros por segundo é arriscado sair de casa ou do edifício. É comum ver nos noticiários algo como “caiu ao sair para…”.
O tufão de 2018 que devastou Kansai chegou a deslocar a ponte de acesso ao KIX-Aeroporto Internacional de Osaka, por causa do choque da embarcação arrastada pela tempestade violenta.
As construções, postes e infraestrutura de Okinawa são preparadas contra os tufões, mas ainda assim, a cada aterrissagem são muitos os danos na agricultura e materiais, como de veículos tombados, inundações por causa da elevação de ondas e apagões.
Proteja a sua vida!
Fontes: Weather News, Tenki e Bosai