O governo japonês disse nesta sexta-feira (4) que fornecerá US$5 milhões em ajuda de emergência ao Líbano na sequência da massiva explosão em um armazém na capital Beirute no mês passado.
O Japão oferecerá assistência humanitária em áreas incluindo segurança alimentar, abrigo e saúde através do Programa Alimentar Mundial, do Fundo das Nações Unidas para a Infância, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, disse o Ministério de Relações Exteriores japonês.
A ajuda incluirá fornecimento de equipamento médico e reparos a 13 hospitais e duas instalações de serviços médicos de emergência, dentre outros.
O Japão espera que o governo libanês “implemente reformas administrativa, financeira e judicial de uma maneira veloz e transparente, e atinja crescimento sustentável”, disse.
A explosão que atingiu a área central de Beirute na noite de 4 de agosto deixou cerca de 190 mortos e aproximadamente 6,5 mil feridos, de acordo com a mídia local.
A assistência financeira segue a provisão de Tóquio de artigos de emergência ao Líbano, como cobertores, tendas e tanques de água, anunciada logo após a explosão.
Fonte: Mainichi