O ministro do turismo do Japão, Kazuyoshi Akaba, disse nesta sexta-feira (11) que o governo incluirá Tóquio em seu programa de subsídios de viagens domésticas a partir de 1º de outubro, após ter excluído a capital da campanha desde seu início em julho em meio a um aumento nos casos de coronavírus.
O anúncio ocorreu um dia após o governo metropolitano ter diminuído seu alerta de vírus em um nível, do mais alto de quatro, e decidiu suspender no dia 15 de setembro seu pedido para estabelecimentos que servem nas áreas centrais da capital reduzirem seus horários de funcionamento.
Com o número de novos casos em Tóquio em uma tendência descendente nos últimos dias, o plano para a campanha Go To Travel deve ser finalizado após uma reunião à tarde do subcomitê do governo sobre medidas contra a pandemia de coronavírus.
A campanha
A campanha de viagem, designada a ajudar a indústria turística a se recuperar da pandemia do coronavírus, foi lançada em 22 de julho sem Tóquio, visto que o número de casos diários na capital continuou atingindo altas recordes na época.
Sob a campanha de ¥1,35 trilhão (US$12,7 bilhões), os viajantes, atualmente, desfrutam de um desconto de 35% em suas despesas centradas em taxas de acomodação.
Entretanto, a partir de 1º de outubro, os viajantes também poderão receber cupons que valem 15% dos custos totais que podem ser usados para alimentação, compras e outras atividades oferecidas nos destinos.
Estima-se que pelo menos 7,81 milhões de pessoas se hospedaram em hotéis no Japão entre 27 de julho e 3 de setembro sob o programa de subsídio, de acordo com a Agência de Turismo do Japão.
A inclusão de Tóquio, que tem uma população de cerca de 14 milhões, provavelmente ajudará áreas regionais a atraírem mais turistas.
Mesmo assim, preocupações persistem de que isso possa causar um ressurgimento de infecções em outras partes do Japão, com o ministério do turismo pedindo aos hotéis e outras acomodações relacionadas que tomem medidas suficientes contra o vírus.
Atualização às 23h30 de sexta-feira (11)
Decisão sobre adição de Tóquio à campanha Go To Travel é adiada
Um painel de especialistas que aconselha o governo japonês ainda aprovará um plano para adicionar Tóquio à campanha Go To Travel a partir de outubro.
Em uma reunião do painel nesta sexta-feira (11), os especialistas concordaram em tomar uma decisão final sobre o assunto baseado na situação de infecções pelo coronavírus no fim de setembro.
Fonte: Mainichi, NHK