Nova pesquisa sobre novo coronavírus revelou que também pode invadir o cérebro.
Isso explica por que vários pacientes infectados sofrem dores de cabeça, confusão e acima de tudo delírio. Perdas de visão, memória, coordenação e de fala ocorrem em vários estágios.
De acordo com um estudo conduzido pela imunologista da Universidade de Yale, nos EUA, Akiko Iwasaki, o vírus é capaz de se replicar dentro do cérebro, removendo oxigênio de células cerebrais.
O estudo é preliminar e precisa de verificações adicionais, mas já há forte evidência.
Experimentos em laboratório sobre tecidos cerebrais mostram que a Covid-19 é capaz de infectar neurônios. As células infectadas então absorvem o oxigênio disponível e fazem com que as célula ao redor morram.
Testes com ratos mostram que infecção cerebral leva a uma rápida perda de peso e morte em um curto espaço de tempo.
Finalmente, o grupo examinou os cérebros de três pacientes que morreram em decorrência de complicações relacionadas à Covid-19 e descobriram a presença massiva do vírus.
Especula-se que o caminho do vírus até o cérebro seja através do nariz, embora os autores tenham dito que eles precisam de mais dados para confirmar essa teoria.
Médicos haviam acreditado até agora que os impactos neurológicos vistos em cerca da metade de todos os pacientes poderiam ser resultado de uma resposta imune anormal conhecida como tempestade de citocina que causa inflamação no cérebro – ao invés do vírus invadindo diretamente.
Fonte: Herald Malaysia, Japan Times