No dia 18, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA atualizou as diretrizes relacionadas ao novo coronavírus. Segundo o CDC, o vírus expelido por tosse ou respiração pode se espalhar por micropartículas e gotículas no ar, e contaminar mais pessoas. “Os vírus que flutuam pelo ar, incluindo o novo coronavírus, tem uma alta capacidade infecciosa e se espalham facilmente”, explica.
Anteriormente, o CDC explicava que o vírus conseguia se espalhar pelo ar apenas em uma distância de 1,8 metro do infectado. Contudo, com a atualização, a agência enfatiza o perigo da contaminação entre parentes e amigos, e que a principal forma de infecção é “através de partículas como gotículas e aerossol expelidos pela tosse, espirro, conversa e respiração”.
“Temos provas de que o vírus pode se espalhar em distâncias maiores que 1.8 metro (incluindo ambientes como restaurantes e academias). Ambientes com má ventilação aumentam o risco de contaminação”, aponta.
O CDC alerta para a importância de manter uma distância maior de 1,8 metro de outros pessoas, e sempre usar máscaras e lavas as mãos.
Fonte: CNN