Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), por volta das 9h de quarta-feira (23), o tufão N12 passava a 280km a sudoeste da Ilha Hachijo e está se aproximando do arquipélago do Japão com uma velocidade de 20km/h.
A pressão central é de 975hPa, e a zona de tempestades está em um raio de 85km a partir do centro, onde os ventos podem chegar a 90km/h.
O tufão está mudando sua trajetória para a direção leste, e pode se aproximar nas regiões a leste e no norte do Japão entre quinta (24) e sexta-feira (25).
Junto com a aproximação do tufão, estão chegando as frentes frias de outono, e as chuvas podem se intensificar até a sexta-feira principalmente nas regiões de Tokai, Kanto Koshin e Tohoku.
Segundo as previsões, a quantidade de chuva em um período em 24 horas na manhã de quinta-feira será de:
- 200mm em Tokai e nas Ilhas Izu
- 150mm em Kanto Koshin
- 80mm em Tohoku
Até a manhã de sexta-feira, prevê-se que a média de chuva no período de 24 horas será de:
- 200mm a 300mm em Kanto Koshin
- 100mm a 200mm em Tohoku e nas Ilhas Izu
- 50mm a 100mm em Tokai
Além disso, as previsões indicam que o tufão trará ventos fortes desde Tokai até Tohoku, e o mar ficará violento no litoral. Na quinta-feira, espera-se que os ventos atinjam entre 72km/h a 90km/h em Tohoku, Tokai, Kanto e nas Ilhas Izu.
As autoridades alertam para enchentes de rios, deslizamentos de terra, tempestades e queda de raios, além de advertirem sobre a possibilidade de granizo.
Fonte: NHK