O presidente do Comitê Olímpico Internacional- COI, Thomas Bach, indicou otimismo de que a Olimpíada de Tóquio programada para o próximo verão possa ser realizada sem uma vacina contra o novo coronavírus.
Em uma carta emitida na terça-feira (22) aos oficiais de comitês olímpicos internacionais e outros, Bach mostrou confiança renovada em sediar a Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio.
Mudanças recentes para retomar eventos esportivos em meio à pandemia de coronavírus “mostraram que podemos organizar tais grandes acontecimentos de uma maneira segura sem uma vacina”, disse ele.
Tais mudanças “deveriam dar a todos nós segurança em nossas preparações para eventos futuros, incluindo os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020”, disse Bach.
Em particular, Bach disse que o COI está monitorando o potencial de métodos inovadores de teste como os chamados “testes rápidos” para a organização segura de eventos.
Ele também disse que “os desenvolvimentos em testes e em vacinas facilitarão grandemente a organização segura de eventos esportivos”, citando a possibilidade de que uma vacina seja aprovada até o fim do ano.
“Há boas razões para otimismo cauteloso”, disse Bach.
Fonte: Yomiuri