O Observatório Meteorológico de Kanazawa (Ishikawa) divulgou na segunda-feira (28) a previsão dos próximos 3 meses.
A informação é da ocorrência do fenômeno La Niña pois a temperatura da água na superfície do mar está baixa desde julho, perto do equador do Oceano Pacífico até a América do Sul.
Quando se confirma a ocorrência desse fenômeno o lado do Mar do Japão é facilmente afetado pelas correntes de ar gelado.
Embora não se tenha esclarecimento sobre a relação entre La Niña e a quantidade de neve, o inverno 2017-2018, foi rigoroso tanto em Ishikawa quanto em Fukui. Ocorreu uma nevasca recorde centrada nessas duas províncias por causa do fenômeno.
O observatório sugere preparo antecipado das medidas contra a neve caso isso se repita este ano, em dezembro, pois há essa probabilidade de entrada dessa massa de ar frio, temporariamente.
Em relação à precipitação e temperatura estima-se que fiquem dentro da normalidade da época.
Previna-se contra influenza
Outro cuidado indicado pela empresa Weather Map é com a influenza. Depois de novembro, o ar frio tende a fluir para o oeste e leste do Japão, e a temperatura provavelmente cairá. No inverno de 2017-2018, por causa do efeito do fenômeno La Niña a epidemia de gripe ocorreu precocemente e o número acumulado de pacientes em todo o país chegou a cerca de 22,57 milhões.
Embora não se possa estabelecer uma relação direta com o fenômeno, com a queda de temperatura em ampla área do país, é preciso se prevenir contra esse vírus. Que tal fortalecer ainda mais o sistema imune do corpo?
Fontes: Ishikawa TV e Weather Map