De acordo com informação de terça-feira (29), horário Japão, da Universidade Johns Hopkins, sediada nos Estados Unidos, o mundo perdeu 1.000.555 vidas por causa da Covid-19.
Faz menos de 9 meses desde que o primeiro caso de morte foi relatado na China em janeiro, desde o primeiro surto do novo coronavírus. Em abril esse número ultrapassou 100 mil e a escala foi de aumento de 100 mil a cada duas ou três semanas.
Nos Estados Unidos já foram registrados mais de 200 mil óbitos, sendo que o Brasil teve mais de 140 mil e a Índia 95 mil.
Brasil com mais de 4 milhões de pessoas infectadas
O número de pessoas infectadas ultrapassou a casa dos 33 milhões em todo o mundo. Especialmente preocupante é a Índia, onde o número acumulado de infectados com o novo coronavírus passou de 6 milhões, ficando logo atrás dos EUA com pouco mais de 7 milhões. No Brasil essa soma é de 4,74 milhões.
Muito superior às mortes por influenza
O professor Kazuhiro Tateda, da Toho University, presidente da Sociedade Japonesa de Doenças Infecciosas, disse “estima-se que cerca de 280 mil pessoas morreram no mundo por causa da influenza em 2009. O fato de que o número de mortes pela Covid-19 chegou a 1 milhão neste momento tem um impacto enorme. Devemos continuar pensando em como controlar o risco da infecção não só no Japão, mas também no mundo”.
Fontes: NHK, JNN e Fox29