O anúncio do valor do plano de assinatura da Rakuten na quarta-feira (30) cria pressão sobre as 3 operadoras gigantes do Japão.
O CEO Hiroshi Mikitani disse que para os usuários do atual serviço 4G não pagarão mais nada – taxa 0 – para uso do 5G. O valor da assinatura é de 2.980 ienes mensais para uso ilimitado, enquanto duas das 3 operadoras limitam até 50GB ou 100GB. Além disso, não há limite para as chamadas usando um app próprio, diferente das operadoras que taxam um extra para isso.
A assinatura nesse preço é inferior à metade da praticada pela Docomo, por exemplo, a mais em conta até então, de 7.650 ienes com limite de até 100GB mensais.
Para usar o 5G é preciso ter um smartphone compatível. Espera-se que a Apple anuncie os novos modelos neste outono.
Embora o serviço já esteja disponível as áreas ainda são limitadas. Para quem reside em Tóquio, larga na frente. Outras ainda são limitadas como em pequenos espaços centrais de Sapporo (Hokkaido), Saitama (província homônima), Yokohama (Kanagawa), Osaka (província homônima) e Kobe (Hyogo). Para conferir em japonês toque aqui.
O novo Primeiro-Ministro Suga vem batendo nessa tecla da redução dos preços das assinaturas e tarifas pelas operadoras. Com esse anúncio da Rakuten criou-se um clima de expectativa sobre como as 3 gigantes vão reagir.
Fontes: JNN e Yomiuri