Mau cheiro em Kanagawa é intrigante

Odores de origem ainda desconhecida vêm deixando a população de várias cidades de Kanagawa com a pulga atrás da orelha.

Bombeiros mobilizados para atender às chamadas de mau cheiro (ANN)

Por volta das 17h de sábado (3) relatos como cheiro de borracha queimada chegaram ao Corpo de Bombeiros um atrás do outro, em Yokohama (Kanagawa).  Foram dezenas de telefonemas de pessoas residentes nos bairros de Naka, Kohoku e Kanagawa.

Publicidade

De acordo com o Corpo de Bombeiros e Delegacia de Polícia de Yamate nenhuma substância prejudicial foi detectada e a causa do odor desagradável é desconhecida.

Na parte sul da capital da província e também nas cidades de Yokosuka e Miura foram dezenas de relatos em 1.º deste mês. As pessoas informaram cheiros de tíner ou de borracha queimada.

Esses últimos relatos mais os de 4 de junho, 17 de julho, 21 de agosto e 19 de setembro, ainda não têm causa conhecida, por isso o governo de Kanagawa decidiu conduzir uma investigação. Até o momento não há informação sobre pessoas que tiveram mal-estar.

Relação com terremoto?

Manabu Takahashi, especialista em gerenciamento de risco de desastres, professor do Centro de Pesquisa de Civilização da Orla do Pacífico, da Universidade Ritsumeikan, analisa que “o recente terremoto e o odor ofensivo estão relacionados”. Referiu-se ao terremoto ocorrido em 27 de setembro, de intensidade 4, que abalou Shizuoka, Aichi e Nagano.

“Odores e terremoto: cada um desses fenômenos, acredita-se que o movimento da placa do Mar das Filipinas seja a causa. O leste do Japão está sobre a placa norte-americana enquanto o oeste sobre o da Eurásia. A placa do Mar das Filipinas é empurrada pela outra do Pacífico. Com o movimento dela podem ocorrer terremotos e pensa-se que pode ocorrer odores estranhos”.

Em outras palavras, nem o terremoto ocorrido em 27 de setembro nem os odores são fenômenos desconexos. No entanto, mesmo que a causa seja conhecida, é imprevisível quando e onde ocorrerá um grande terremoto. O assustador é que a subducção da placa do Mar das Filipinas pode estar levando a uma espécie de distorção das placas da América do Norte e da Eurásia ao seu limite.

Fontes: ANN, Kanagawa Shimbun, FNN e Gendai Digital

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estilista japonês Kenzo morre, vítima da Covid-19

Publicado em 5 de outubro de 2020, em Notícias do Mundo

O designer e estilista japonês morreu em um hospital na França deixando saudades no mundo da moda.

Kenzo Takada em entrevista (Wikimedia)

O estilista japonês Kenzo Takada, 81, também fundador da marca com seu nome, morreu no American Hospital em Neuilly-sur-Seine, próximo a Paris, capital francesa, no domingo (4).

Publicidade

Teve confirmação da infecção em meados do mês passado, em Paris, e lutou contra a Covid-19, com melhora por um tempo. Desde o começo deste mês seu estado ficou crítico e não resistiu.

Takada nasceu em 1939 em Himeji (Hyogo). Depois de se formar pela Bunka Fashion College, de Tóquio, mudou-se para a França em 1964. Lá foi onde lançou Jungle Jap, marca antecessora de Kenzo, e mostrou sua primeira coleção em 1970. 

…infundido na moda um tom de leveza poética e doce liberdade…

Em 1993, vendeu a marca para LVMH-Moët Hennessy Louis Vuitton e se aposentou como designer dela em 1999. 

Em 2016, recebeu do governo francês a medalha da Ordre National de la Légion d’Honneur, a qual pode ser traduzida como Ordem Nacional da Legião de Honra. Em janeiro de 2008, lançou a marca de luxo para casa e estilo de vida K3.

Ralph Toledano, presidente da Federação de la Haute Couture et de la Mode, disse “com cortes criativos, inspiração de diversas culturas e estampas exóticas, Kenzo, sem dúvida, contribuiu para a nova página da moda, a fusão do Oriente e do Ocidente”.

“Kenzo Takada tem, desde os anos 1970, infundido na moda um tom de leveza poética e doce liberdade que inspirou muitos designers depois dele”, disse Bernard Arnault, presidente e executivo-chefe da LVMH.

Fontes: Fashion Snap, WWD e Mainichi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão