O diretor Takeshi Kato, da sucursal de Nagoia do Banco do Japão, anunciou sobre a análise geral da economia sinalizando recuperação em relação às tendências financeiras e econômicas a partir de outubro em Aichi, Gifu e Mie.
Essa foi a primeira revisão com sinal positivo em 3 meses – julho, agosto e setembro – mostrando “movimento de melhoria”, disse. Ou seja, a economia começa a mostrar sinais de recuperação.
Deve-se, em parte, à montadora Toyota e seu grupo, os quais vêm puxando a expansão da produção, além de aumento das exportações para os Estados Unidos e China. Em geral, as condições de negócios na indústria de manufatura na região central do Japão continuam melhorando.
Em relação ao consumo pessoal não houve alteração. As vendas dos supermercados, em relação aos alimentos, e drogarias são fortes, mas a recuperação das lojas de departamentos é lenta.
Embora o setor de hospedagem tenha sido impulsionado pela medida nacional de estímulo à demanda com o Go To Travel, muitas instalações ainda lutam para atrair clientes, segundo avaliação da sucursal.
“O ritmo de melhoria nas condições de negócios relacionadas ao consumidor continuará a ser moderado”, apontou Kato.
Em relação ao fluxo de caixa das empresas de Tokai, Kato disse “quase todos os benefícios foram pagos no ano fiscal”. Também analisou que “há uma sensação de pausa em novos empréstimos por parte das instituições financeiras”.
Fontes: CTV e Nikkei