A LCC-low cost carrier Jetstar, na qual a JAL-Japan Airlines tem 50% de participação, informou na quinta-feira (8), que suspenderá por tempo indeterminado 6 de suas 24 rotas operadas dentro do Japão.
O motivo da decisão foi a baixa demanda por causa da pandemia do novo coronavírus e pode ser que essas rotas sejam extintas.
São 3 que partem do KIX-Aeroporto Internacional de Osaka, com destino a Fukuoka, Kumamoto e Kochi. A outra é do Aeroporto Internacional de Narita a Shonai (Yamagata). Outras duas são as que partem do Centrair-Aeroporto Internacional de Chubu para Chitose, em Hokkaido, e Kagoshima.
No Centrair a Jetstar continua operando para Fukuoka e Okinawa.
Os atuais voos foram programados para operar no calendário de inverno, até março do ano que vem. A companhia aérea continua reduzindo os voos por causa da pandemia e isso afetará 374 voos de ida e volta em novembro, para as rotas de operação regular.
Diante desse quadro a base do KIX, onde pilotos e tripulantes trabalham, será fechada. Segundo a Jetstar, os funcionários que trabalham nessa base serão transferidos para as dos aeroportos de Narita e Chubu.
Para voos que foram suspensos, a companhia informa sobre reembolsos e alterações nas reservas na sua página web.
Fontes: CTV, Yomiuri, CBC TV e Tokai TV