Por volta das 16h de sexta-feira (9) o tufão Chan-hom, o 14.º do ano, estava a 220 quilômetros do Cabo Ashizuri (Kochi), se movendo lentamente a norte do arquipélago, sobre o Oceano Pacífico.
Em Murotomisaki-cho (Kochi) foi registrada rajada de vento de 32 metros por segundo, por volta das 14h.
Em Tokai, Mie deverá ser a mais afetada
Na manhã de sexta-feira os pescadores de Owase (Mie) já fixaram as embarcações com cordas para evitar danos.
Em Tsu (Mie) os bombeiros locais passaram, por volta das 17, avisando que a tempestade e a chuva ficarão mais fortes por causa da influência do tufão, embora não esteja tão próximo. Pediram à população para reforçar cuidados, tomando medidas de proteção.
Como o movimento do tufão é lento, fica difícil prever a aproximação, que pode ser entre a manhã e tarde de sábado.
Até a manhã de sábado (10) a previsão indica chuva ‘pesada’ em Mie e nas demais, Aichi e Gifu, um pouco mais moderadas.
Em Mie a previsão é de 400 mm de precipitação até a manhã de sábado, enquanto em Aichi é de 100 e em Gifu, de 80. Em Shizuoka a previsão é de 250 mm até a tarde de sábado.
Verifique onde fica o abrigo mais próximo
A recomendação é de ficar atento às informações das autoridades locais para os avisos de desastres como cheia dos rios, risco de deslizamento e inundação, além da elevação das ondas. Se houver diretiva de evacuação convém seguir as instruções, especialmente se mora em área de risco conforme o hazard map (はざーどまっぷ).
Enquanto tem fornecimento de energia elétrica confira onde pode buscar abrigo, tendo em mente os cuidados de higiene como uso da máscara e álcool para desinfecção das mãos, além do distanciamento social.
Preserve a sua vida e de sua família.
Fontes: AMJ, NHK e CBC TV