Representantes da Prefeitura de Yokohama realizaram uma coletiva de imprensa às 17h30 de terça-feira (13) para explicações sobre o odor na cidade.
Segundo os resultados da análise do material colhido, das amostras do ar dos pontos onde geraram dezenas de reclamações de mau cheiro foram detectadas concentrações muito elevadas de determinadas substâncias.
Com uma concentração mais de 10 vezes maior do que a atmosfera normal da cidade, foram detectados isopentano e pentano, ambos voláteis. Outro encontrado foi o butano, com 3 vezes mais de concentração do que o normal.
Além disso, etileno e acetileno, gerados durante a queima de madeira também foram detectados em mais de duas vezes que a concentração normal.
Disseram que nenhum deles afeta a saúde da população no momento, mas a outra informação continua deixando o povo intrigado.
O ponto de interrogação continua pois disseram desconhecer a causa da alta concentração dessas substâncias. Por isso, a prefeitura irá cooperar com a província e o país para procedimentos de averiguação da causa.
Desde o início do mês foram mais de 40 queixas registradas na cidade de Yokohama. Na província de Kanagawa há denúncias de uma série de odores ofensivos na área da Península de Miura desde junho. Em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente a causa está sendo investigada.
Fontes: ANN, NHK e FNN