O governador Denny Tamaki informou na segunda-feira (19) que uma situação preocupante em relação ao aumento do quadro de infecção pelo novo coronavírus é o fato de que em 50% a rota é desconhecida.
Até essa data a província de Okinawa tem 2.952 casos no total, com 55 mortes. Na segunda-feira, dos 36 novos casos, 8 são de ilhas distantes como Ishigaki e Miyako. Tamaki elevou a fase médica para o nível 5, máximo, vendo a situação com muita cautela pela falta de leitos. “O sistema médico nas ilhas remotas é frágil e reconhecemos que a propagação da infecção é extremamente perigosa”, disse.
Por 17 dias consecutivos até domingo (18) Okinawa tem o maior índice de pessoas infectadas por 100 habitantes, de 12,35.
Portanto, declarou atenção à infecção pelo novo coronavírus, pela quarta vez desde o início da epidemia na província.
Pediu à população e aos turistas que continuem usando máscara, lavar e higienizar as mãos, manter distanciamento social e evitar de sair para comer fora em grupos grandes.
Nas 10 bases americanas de Okinawa, desde 7 de julho, o cumulativo é de 407 pessoas infectadas com os 4 novos casos na de Kadena, na segunda-feira.
Fontes: Ryukyu Shimpo, Okinawa Times e Asahi